Vigilância capacita médicos sobre o coronavírus na terça-feira
10/02/2020 11:59 em Novidades

A Prefeitura de São José dos Campos fará uma capacitação para médicos e diretores clínicos de hospitais públicos e privados do município com orientações que se encontram disponíveis até o momento sobre prevenção e formas de transmissão do novo coronavírus - nCoV-2019, que até esta sexta-feira (7) matou mais de 600 pessoas na China. O encontro será na próxima terça-feira (11), das 14h às 16h, na Câmara Municipal.

Durante o treinamento, profissionais da Vigilância Epidemiológica vão reforçar as orientações para atendimento dos pacientes com suspeita do coronavírus. Entre os sintomas apresentados pelo doente estão febre, tosse e dificuldades para respirar. Os serviços de saúde devem ficar atentos quanto ao histórico de viagem do paciente à área de transmissão ou contato que ele possa ter tido com algum caso suspeito.

No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou as orientações sobre os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus.

Entre as medidas estão: evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença, entre outros.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

O novo agente foi descoberto no fim de dezembro de 2019 após o registro de casos na China. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 14,5 mil casos registrados em 18 países, o que mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus.

No início do mês, São José dos Campos registrou dois casos suspeitos da doença. Um já foi descartado e o outro aguarda resultado dos exames. Antes mesmo do aparecimento destes dois casos suspeitos, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, já havia encaminhado ofício aos serviços de saúde com orientações sobre a doença.

 

Informações e imagens: prefeitura de SJC

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!