Operação do Procon combate golpes relacionados a Black Friday
17/11/2018 23:21 em Tecnologia

Marcada para o próximo dia 23, a Black Friday já está estampada em anúncios por todo lado. Tudo isso para chamar a atenção dos consumidores, que aguardam o festival de ofertas para adquirir produtos e serviços com preços e descontos atraentes.

Nessa data, e também no período anterior, muitos fornecedores e indivíduos mal intencionados aproveitam para cometer diversas práticas nocivas ao consumidor. Por isso, o Procon está promovendo ações para coibir as irregularidades.

A equipe de fiscalização está acompanhando a evolução dos preços dos produtos e serviços mais procurados nesta época do ano, com um olhar atento e direcionado a detectar possíveis fraudes. Uma delas é o falso desconto, também chamado de "black fraude", quando há aumento artificial do valor semanas antes do evento.

De forma preventiva, o Procon abordou o assunto em todas as palestras realizadas ao longo do ano. O órgão orientou os consumidores sobre a importância de acompanhar e pesquisar a evolução dos preços.

No ano passado, os assuntos com mais reclamações foram os falsos descontos (maquiagem no preço), problemas na entrega e o descumprimento de ofertas. Durante a Black Friday, o Procon estará de plantão telefônico para dar orientações e registrar as queixas de irregularidades.

Além do atendimento presencial das 8h às 17h na sede (Rua Paulo Setúbal, 220, Jardim São Dimas), o órgão municipal de defesa do consumidor estará disponível das 17h às 22h pelo telefone 151 ou 3909-1440. Caso haja a constatação de práticas abusivas pelo fornecedor, a equipe de fiscalização aplicará as sanções de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

 

Informações: prefeitura de SJC

Imagem: Procon Online

COMENTÁRIOS