Escolas comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil
18/04/2018 17:44 em Novidades

A Emei Profª Zilda Costa de Oliveira, no Parque Santa Rita, região sudeste de São José dos Campos, realizou durante todo o mês de abril atividades especiais voltadas ao mundo dos contos do escritor Monteiro Lobato e outras obras literárias infantis, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Lobato, comemorados na quarta-feira (18).

Nesta terça-feira (17), a atividade contou com uma leitura especial ao ar livre. Os alunos do Pré I, se divertiram ao som das histórias do livro “Reinações de Narizinho” em um piquenique literário.

A professora de sala de leitura, Sandra Poli, explicou a importância das obras de Lobato. “Este ano vamos trabalhar com livros de vários autores infantis, afim de despertar a atenção das crianças e a curiosidade. Nós decidimos começar por Monteiro Lobato, que é um exemplo para vários outros autores. Essa foi uma decisão muito certa, pois a nossa ideia é a de resgatar o gosto pelo livro, pela leitura e o imaginário, e as crianças receberam muito bem as histórias do autor”, afirmou a professora.

As crianças ouviram as histórias e ainda brincaram com fantoches de personagens de Monteiro. A aluna Bianca Barbosa, de 4 anos, conta qual foi a história que mais lhe chamou atenção. “A história que eu mais gostei foi a da Emília. Eu amo essa personagem porque ela é colorida, falante e é uma boneca. Gosto das aventuras que ela tem com a Narizinho e Pedrinho”, disse a aluna.

O escritor Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba. Suas obras infantis constituem aproximadamente a metade da sua produção literária, com contos sobre Narizinho, Pedrinho, Emília, entre outros personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Comemorações e doação de livros

As comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil e do Aniversário de Monteiro Lobato estão sendo feitas em diversas escolas da rede municipal de ensino.

Nesta quarta-feira (18), às 14h30, os alunos da Emef Profº Hélio Walter Bevilacqua, no Jardim República (região sul) irão comemorar o dia com apresentação teatral sobre histórias do escritor Monteiro Lobato, estações literárias, com atividades voltadas à leitura e receber também uma escritora infantil para conversar com as crianças. Cerca de 300 livros infantis serão doados aos alunos da escola.

 

Informações são da prefeitura de SJC

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!